Sofrendo com cranioestenoses?
Agende agora uma consulta!

    ]







    Sofrendo com cranioestenoses?
    Agende agora uma consulta!

      ]

      Cranioestenoses

      Apesar de parecer ser formado por um único osso, o nosso crânio apresenta pelo menos 8 ossos em sua formação unidos por suturas cranianas. Essas suturas tem um tempo próprio para seu fechamento e quando isso ocorre precocemente pode levar ao desenvolvimento de cranioestenoses.

      O fechamento precoce pode favorecer um crescimento disforme do crânio gerando um estigma próprio para cada sutura sendo necessário para isso uma cirurgia corretiva. De uma maneira geral admite-se como bom período para o tratamento, a cirurgia aberta entre o 3o e 6o mês de vida, período no qual já houve ganho de peso pelo bebê, estando em geral acima de 5Kg.

      O motivo para esperar esse período, seria o de adequar/compensar a perda sanguínea do procedimento operatório, com o ganho de peso e priorizar o resultado estético da cirurgia.

      É melhor fazer a cirurgia o mais precoce para evitar que a deformidade seja maior e para que possamos obter melhor resultado estético, pois, conforme o tempo vai passando, a deformidade aumenta e o osso vai ficando mais espesso e rígido e a correção fica mais difícil, limitando o resultado estético.

      Quanto mais precoce, o osso é mais fino, sendo mais fácil moldar e deixar no formato adequado. Tal período tem principal importância para as correções de cranioestenose tipo escafocefalia, braquicefalia e crânio em trevo. Conforme a criança vai crescendo, se esperar muito para realizar a cirurgia, será mais difícil obter o resultado esperado pelas dificuldades de moldar o crânio.

      Outros tratamentos

      A hidrocefalia é uma condição caracterizada pelo acúmulo excessivo de líquor no cérebro, que pode levar a danos importantes ao órgão. Existem três tipos de hidrocefalia: congênita, adquirida e de pressão normal. Cada tipo está associado a diferentes causas e sintomas, mas todos podem ser tratados com cirurgias de drenagem. A hidrocefalia de pressão normal é considerada uma forma potencialmente reversível de demência. A neurocirurgia é a especialidade médica responsável pelo tratamento cirúrgico dessa doença.
      Os tumores cerebrais podem ser primários, originados no próprio cérebro, ou secundários, tendo se originado em outro órgão e disseminado para o cérebro. A ressecção cirúrgica é uma abordagem comum em muitos casos, sendo que a neurocirurgia trabalha em conjunto com outras especialidades para conduzir o tratamento. Hoje, a neurocirurgia conta com tecnologias avançadas que permitem uma ressecção mais precisa e com menos sequelas ao paciente.
      Hérnias de disco, estenose do canal vertebral e fraturas são patologias frequentes na coluna vertebral. O tratamento pode ser cirúrgico em casos selecionados, sendo fundamental a avaliação médica especializada para a condução do tratamento adequado. O diagnóstico precoce e o acompanhamento regular por um médico especialista em coluna podem prevenir possíveis complicações e garantir a melhor qualidade de vida do paciente.

      Agende sua consulta!

      É fácil e rápido.

      Desenvolvido por Agência Digitaria