Pós-operatório

Você sairá do hospital com um curativo e as orientações abaixo lhe ajudarão a manipulá-lo em casa. Orientamos a troca de curativos diários, após o banho do paciente por 5 dias após a alta. Cerca de uma semana após a cirurgia deverá ser agendada uma consulta para avaliação pós-operatória. Os pontos serão retirados em média 12 dias após a cirurgia. 

  1. Lave bem as mãos com água e sabonete antes de trocar o curativo;
  2. Remova o curativo antigo, tocando-o apenas em suas bordas;
  3. Higienize a área em volta da ferida com solução de clorexidina aquosa ou spray de clorexidina 10mg/ml;
  4. Seque bem a ferida com gaze estéril;
  5. Faça o curativo na pele com gaze estéril e fixe com micropore (após a ferida bem seca);
  6. Poderá haver a saída de uma secreção fina e avermelhada pelo curativo nos primeiros dias após a cirurgia. Comunique se houver febre,  mudança de cor, cheiro forte ou quantidade da secreção com o passar dos dias.

Imediatamente após a cirurgia, o paciente será conduzido para a sala de recuperação onde permanecerá durante 1,5 hora aproximadamente. Após esse período, quando o paciente estiver bem acordado, será avaliado o retorno ao quarto, para permanecer junto aos seus acompanhantes. Em algumas situações específicas (cirurgias de maior porte, por exemplo), o paciente poderá ser encaminhado à UTI geralmente por cerca de 48h no pós-operatório. 

Após a alta da UTI, caso seja necessário, os pacientes geralmente são motivados a se levantar e caminhar. O caminhar evita algumas complicações, acelera a alta e contribui muito na reabilitação e sua realização poderá ser auxiliada por equipe do hospital e familiares. O paciente poderá sentir um pouco de tontura, porém com duração de poucos minutos durante esse processo, o que não deverá desencorajá-lo.

Nas cirurgias da coluna vertebral podem ocorrer algumas situações especiais como o uso de colar cervical por um período variável de 8-12 semanas. Isso será discutido e avaliado pela equipe médica. 

Também nas cirurgias de coluna vertebral levantar e caminhar após a liberação da equipe médica no 1º dia de pós-operatório é muito importante para evitar complicações, acelerar a reabilitação e possibilitar uma alta hospitalar mais precoce. Tudo, porém, com cautela e orientação médica.  Se a cirurgia for de artrodese de coluna, devido a uma fratura, após um período variável em cerca de 6 meses e após a consolidação da fusão óssea, o paciente está apto para o retorno às atividades físicas e carregar peso.

Dúvidas sobre o pré-operatório

Dúvidas sobre o dor de cabeça

Desenvolvido por Agência Digitaria