Pré-operatório
Devido a existência de dúvidas ou até mesmo medo de complicações durante e após o procedimento neurocirúrgico seguem abaixo algumas medidas que devem ser tomadas para diminuir esse risco e tranquilizá-los. Lembrando que essas orientações não substituem a consulta pré-operatória.
Durante o planejamento da cirurgia eletiva, o paciente receberá uma lista de exames laboratoriais pré-operatórios a serem realizados. O paciente também deverá se consultar com um cardiologista, o que é essencial durante o período de planejamento da sua cirurgia.
Comunicar ao cirurgião, antes da cirurgia, se estiver com qualquer infecção: lesões de pele, infecção urinária ou gripe, por exemplo. Não depilar o local a ser operado no período de 15 dias que antecedem a cirurgia. A retirada dos pelos será realizada no hospital com tricotomizador elétrico. Utilizar do pescoço para baixo clorexidina durante o banho. Os cabelos devem ser lavados somente com xampu. Medidas como essas ajudam a diminuir as infecções pós-operatórias.
Todos os exames de imagem, sangue, parecer cardiológico e os demais exames pré-operatórios.
Sua carteira do convênio e seu documento de identidade.
Lista com todas as medicações de uso diário, com suas respectivas doses.
Lista de medicamentos e substâncias às quais você apresenta alergia.
Roupas leves e confortáveis, roupas íntimas, chinelo e itens de relaxamento como livros, músicas e outros como de costume.
O tempo médio de jejum é de 8 horas, inclusive de água e líquidos, porém será definido antecipadamente durante a consulta pré anestésica necessária ao procedimento.
Levar medicamentos de uso diários para avaliação de necessidade de de uso após a cirurgia. Alguns como anticoagulante e antiagregantes como AAS serão discutidos na consulta pré-cirúrgica e em alguns casos serão suspensos para o procedimento pesando-se o risco e benefício.
Dúvidas sobre o dor de cabeça
Dúvidas sobre o pós-operatório