Sofrendo com cranioestenoses?
Agende agora uma consulta!
Sofrendo com cranioestenoses?
Agende agora uma consulta!
Cranioestenoses
Apesar de parecer ser formado por um único osso, o nosso crânio apresenta pelo menos 8 ossos em sua formação unidos por suturas cranianas. Essas suturas tem um tempo próprio para seu fechamento e quando isso ocorre precocemente pode levar ao desenvolvimento de cranioestenoses.
O fechamento precoce pode favorecer um crescimento disforme do crânio gerando um estigma próprio para cada sutura sendo necessário para isso uma cirurgia corretiva. De uma maneira geral admite-se como bom período para o tratamento, a cirurgia aberta entre o 3o e 6o mês de vida, período no qual já houve ganho de peso pelo bebê, estando em geral acima de 5Kg.
O motivo para esperar esse período, seria o de adequar/compensar a perda sanguínea do procedimento operatório, com o ganho de peso e priorizar o resultado estético da cirurgia.
É melhor fazer a cirurgia o mais precoce para evitar que a deformidade seja maior e para que possamos obter melhor resultado estético, pois, conforme o tempo vai passando, a deformidade aumenta e o osso vai ficando mais espesso e rígido e a correção fica mais difícil, limitando o resultado estético.
Quanto mais precoce, o osso é mais fino, sendo mais fácil moldar e deixar no formato adequado. Tal período tem principal importância para as correções de cranioestenose tipo escafocefalia, braquicefalia e crânio em trevo. Conforme a criança vai crescendo, se esperar muito para realizar a cirurgia, será mais difícil obter o resultado esperado pelas dificuldades de moldar o crânio.