Sofrendo com doenças da coluna? Agende agora uma consulta!

    ]







    Sofrendo com doenças da coluna? Agende agora uma consulta!​

      ]

      Doenças da coluna

      Entre as doenças da coluna se destacam as hernias discais, estenose de canal e fraturas.

      A hérnia de disco é uma lesão que ocorre com maior frequência na região lombar e é uma das causas de dor nessa região. Aproximadamente 80% das pessoas vão experimentar a dor lombar em algum momento de suas vidas. Quando secundária a hérnia discal 95% melhoram da dor sem necessidade de cirurgia e somente 5% necessitam de correção cirúrgica do problema. Avaliação médica é necessária para a condução do tratamento.

      A estenose do canal vertebral é uma condição em que o canal vertebral, por onde passam os nervos e medula espinhal, tornou-se estreito. A estenose do canal vertebral pode afetar a coluna cervical, torácica ou lombar. A mais comum é a lombar e pode ser degenerativa ou traumática. Quando acontece no canal lombar, o paciente apresenta dor irradiada para membros inferiores e região glútea incapacitando a marcha. Tratamento cirúrgico pode ser necessário em alguns casos e em outros atividades de fortalecimento de musculaturas lombares e fisioterapia. A condução do caso deve sempre ser acompanhada por medico especialista.

      Fraturas da coluna vertebral podem levar os ossos em sua coluna vertebral a fragmentar-se e, em consequência, pode ocorrer perda de altura. Múltiplas fraturas da coluna vertebral também podem causar alterações posturais ou postura corcunda. A maioria das fraturas são de origem traumática, porém alguns casos são espontâneas devido a alguma patologia de base. A avaliação com especialista em coluna é necessária pois alguns casos necessitam de artrodese para estabilizar o segmento afetado.

      Outros tratamentos

      O crânio humano é composto por pelo menos 8 ossos unidos pelas suturas cranianas, que têm um tempo próprio para fechamento. O fechamento precoce pode levar a cranioestenoses, com crescimento disforme do crânio. A cirurgia corretiva pode ser feita entre o 3º e 6º mês de vida, quando o bebê está acima de 5 kg e já teve ganho de peso adequado. Quanto mais precoce a cirurgia, mais fino e fácil de moldar será o osso. O resultado estético é priorizado e a cirurgia pode reverter a deformidade.
      A hidrocefalia é uma condição caracterizada pelo acúmulo excessivo de líquor no cérebro, que pode levar a danos importantes ao órgão. Existem três tipos de hidrocefalia: congênita, adquirida e de pressão normal. Cada tipo está associado a diferentes causas e sintomas, mas todos podem ser tratados com cirurgias de drenagem. A hidrocefalia de pressão normal é considerada uma forma potencialmente reversível de demência. A neurocirurgia é a especialidade médica responsável pelo tratamento cirúrgico dessa doença.
      Os tumores cerebrais podem ser primários, originados no próprio cérebro, ou secundários, tendo se originado em outro órgão e disseminado para o cérebro. A ressecção cirúrgica é uma abordagem comum em muitos casos, sendo que a neurocirurgia trabalha em conjunto com outras especialidades para conduzir o tratamento. Hoje, a neurocirurgia conta com tecnologias avançadas que permitem uma ressecção mais precisa e com menos sequelas ao paciente.

      Agende sua consulta!

      É fácil e rápido.

      Desenvolvido por Agência Digitaria