Sofrendo com hidrocefalias?
Agende agora uma consulta!
Sofrendo com hidrocefalias?
Agende agora uma consulta!
Hidrocefalias
A hidrocefalia é uma doença na qual ocorre um aumento da quantidade de líquor no cérebro, que quando em excesso, aumenta a pressão dentro do crânio, podendo causar danos importantes ao órgão.
O líquor é produzido no interior do cérebro e circula por uma série de “espaços” chamados ventrículos, até ser reabsorvido na sua parte mais externa.
Tipos de Hidrocefalia:
- Hidrocefalia congênita: está presente no nascimento. Estima-se que cerca de 1 a cada 1000 bebês nascem com este problema. Pode estar associada a outros problemas congênitos, como a espinha bífida ou pode resultar de uma infecção materna durante a gestação, como rubéola, sífilis, citomegalovírus, toxoplasmose, entre outros. Ocorre um bloqueio na circulação de líquor levando a sintomas e sinais físicos alterados como atrasos em algumas fases do desenvolvimento do bebê (ex: engatinhar, sentar).
- Hidrocefalia adquirida: ocorre após o nascimento. Geralmente se desenvolve após um grande trauma na cabeça ou como conseqüência de uma doença subjacente, como acidente vascular cerebral (AVC, “derrame”) ou tumor cerebral. Os sintomas incluem: dor de cabeça e alteração de consciência.
- Hidrocefalia de pressão normal: ocorre em pessoas acima dos 50 anos. É uma doença mais rara e pouco compreendida. Pode ocorrer após um traumatismo craniano, infecção ou AVC, mas na maior parte dos casos a causa é desconhecida. Diferentemente dos outros tipos de hidrocefalia, neste caso os sintomas se desenvolvem lentamente, ao longo de muitos meses ou anos. Entre os sintomas está a demência, alteração de marcha e incontinência. Estes sintomas podem ser revertidos com uso de válvula de drenagem, o que faz com que a hidrocefalia de pressão normal seja considerada uma demência potencialmente reversível.
Nos três grupos de hidrocefalia existem cirurgias que proporcionam uma via artificial de drenagem revertendo os sintomas decorrentes da hidrocefalia. A neurocirurgia é a especialidade medica responsável por essa cirurgia.
Outros tratamentos
O crânio humano é composto por pelo menos 8 ossos unidos pelas suturas cranianas, que têm um tempo próprio para fechamento. O fechamento precoce pode levar a cranioestenoses, com crescimento disforme do crânio. A cirurgia corretiva pode ser feita entre o 3º e 6º mês de vida, quando o bebê está acima de 5 kg e já teve ganho de peso adequado. Quanto mais precoce a cirurgia, mais fino e fácil de moldar será o osso. O resultado estético é priorizado e a cirurgia pode reverter a deformidade.
Os tumores cerebrais podem ser primários, originados no próprio cérebro, ou secundários, tendo se originado em outro órgão e disseminado para o cérebro. A ressecção cirúrgica é uma abordagem comum em muitos casos, sendo que a neurocirurgia trabalha em conjunto com outras especialidades para conduzir o tratamento. Hoje, a neurocirurgia conta com tecnologias avançadas que permitem uma ressecção mais precisa e com menos sequelas ao paciente.
Hérnias de disco, estenose do canal vertebral e fraturas são patologias frequentes na coluna vertebral. O tratamento pode ser cirúrgico em casos selecionados, sendo fundamental a avaliação médica especializada para a condução do tratamento adequado. O diagnóstico precoce e o acompanhamento regular por um médico especialista em coluna podem prevenir possíveis complicações e garantir a melhor qualidade de vida do paciente.